Há dias voltei a um dos meus sítios. Uma casa feita de luz. Um dos poucos lugares que guardo como “meu” desde a primeira vez, e que me ganhou assim sem mais. Sem necessidade de conquista e sem apelo à sedução.
Sempre que lá vou os dias abrandam. As cores são mais vivas. Os cheiros mais doces. E eu sou mais menina. Lá há um jardim cheio de vida e um roseiral perfumado. Uma horta abundante e um pomar a florescer. Microscosmos perfeito no limiar da imperfeição. Num mundo que teima em correr desnorteado ainda há muros sagrados que guardam o meu norte, onde posso dar leveza ao meu coração e caminhar descalça com quem mais quero, por entre o perfume das flores silvestres, do funcho e da hortelã.
Foram dias de sol tímido e brisa suave, e noites de vinho, pão rústico e tudo o mais de bom que a terra por agora dá. E com calma, quase sem dar por isso, o meu pêndulo deixou de balançar desenfreado. Voltei ao ritmo que é só meu.
Ali as horas amaciaram-me e aqueceram-me tal como se fosse uma fornada de deliciosos muffins de espelta, maça e matcha, acabados de sair do forno e esvaziaram-me de tudo quanto não importa para que agora me volte a encher, para voltar às muitas fotografias que me aguardam impacientes, com a criatividade a efervescer nas veias.
In English
Some days ago I returned to one of my places. A house made of light. One of the few places I keep as “mine” since the first time, and that won me just like that, without further ado. No need for conquest and no appeal to seduction.
Whenever I go there the days slow down. The colors are more vivid. The scents more sweet. And I go back to be a little girl once again. There is a garden filled with life and a scented rose garden. A bountiful kitchen garden and an orchard in full bloom. Perfect microcosm at the threshold of imperfection. In a world that keeps on running in bewilderment there are still sacred walls that hold my north, where I can lighten my heart and walk barefoot with whom I love the most, through the perfume of wild flowers, fennel and mint.
Ingredientes: para aprox. 8 muffins
- 375 g de farinha de espelta
- 1 colher de chá de noz moscada
- 2 colheres de sopa de matcha
- 1, 1/2 colher de chá de fermento em pó
- 3 colheres de sopa de açúcar
- 3 colheres de sopa de mel
- 150 g de manteiga sem sal
- 2 ovos
- 170 ml de leite meio gordo
- 3 maças verdes médias, descascadas e cortadas em cubos
- Mel para pincelar
- Fatias finas de maça para decorar
Preparação:
- Pré aqueça o forno a 190º
- Coloque forminhas de papel numa forma de 12 muffins.
- Num tachinho derreta a manteiga com o mel em lume baixo. Deixe arrefecer um pouco e junte os ovos e o leite batendo para que os ovos não cozam.
- Numa taça misture a farinha, o matcha, o açúcar, o fermento, a noz moscada e faça uma cova no centro.
- Junte a mistura líquida e as maças cortadas em cubos à mistura de farinha e mexa sem bater.
- Verta a massa nas formas de papel com a ajuda de uma colher de gelado, coloque 3 fatias de maça em cima e leve ao forno por cerca de 25 minutos ou até que um palito inserido nos muffins saia seco.
- Pincele os muffins com mel enquanto estão quentes.
Ingredients: makes aprox. 8 muffins
- 375 g of spelt flour
- 1 teaspoon of ground nutmeg
- 2 tablespoons of matcha
- 1, 1/2 teaspoon baking powder
- 3 tablespoons of sugar
- 3 tablespoons of honey
- 150 g unsalted butter
- 2 eggs
- 170 ml of semmi skimed milk
- 3 medium green apples, peeled and cut into cubes
- Honey to brush
- Fine apple slices for decorating
Preparation:
- Preheat the oven to 190º, 375 F, gas mark 5.
- Place paper baking molds in a 12 muffins tin.
- Melt the butter with the honey on low heat. Let it cool a bit and add the eggs and the milk, beating so the eggs do not cook.
- In a bowl mix the flour, matcha, sugar, baking powder, nutmeg and make a pit in the center.
- Add the liquid mixture and diced apples to the flour mixture and stir without beating.
- Pour the dough into the paper molds with the help of an ice cream scoop, place 3 slices of apple on top and bake for about 25 minutes or until a toothpick inserted in the muffins comes out clean.
- Brush the muffins with honey while they are hot.