Mil folhas de chocolate

Quando penso em mil-folhas, vem-me à memória uma pastelaria no Candal ( a minha terra natal ), onde os fazem de tamanho XXl e dos quais durante alguns anos, o meu pai foi um fiel e alegre consumidor e esporadicamente eu também!
Estes pastéis eram qualquer coisa! Autênticos pequenos arranha-céus de creme russo com telhados de massa folhada, que eu tirava para comer o recheio à colher, já que à dentada era complicado, tendo em conta a altura exagerada do monte de creme à minha frente! Quando o recheio estava quase no fim, aí sim, podia finalmente sentir a mistura da massa folhada estaladiça e sem açúcar com a maciez e doçura do creme russo e esta era a minha parte favorita, sentir o contraste de texturas e de sabores, uma delícia!
Um dos meus livros de cozinha preferidos, o Doze meses de cozinha, tem uma receita de mil-folhas que eu “namorei” durante anos sem nunca a ter realmente experimentado. No entanto e como ultimamente eu faço versões de chocolate de tudo e mais alguma coisa, pareceu-me muito bem, (muito bem mesmo!…) fazer uns mil-folhas com recheio de creme russo de chocolate, com a certeza de que não seria uma má aposta. Assim e com a ajuda de um pouco de cacau em pó, aqui estão os meus mil-folhas, um pouco diferentes da receita original mas deliciosos e de tamanho mais reduzido, perfeitos para comer sem colher!
Só precisam de ter cuidado com o açúcar em pó, pois correm o risco de ficarem cobertos por uma fina camada de pó branco e doce mas também, não è nada que não valha a pena!…

Tenham um bom fim de semana!

Ingredientes:
1 embalagem de massa folhada
4 folhas de gelatina transparente
100 gr. de açúcar
1 colher de sobremesa de farinha
10 gr. de cacau em pó
1 vagem de baunilha
3 ovos
2,5 dl. de leite

Decoração:
Açúcar em pó
Cacau em pó

Preparação:
Eu compro massa folhada cortada em rectângulos no continente que é a mais indicada para este fim.
Pré-aqueço o forno a 190º, marca 5 do fogão a gás.
Corto as placas de massa em rectângulos estreitos com 1 cm. de espessura, mas no fundo podem cortar a massa na forma que mais gostarem.
Ponho a massa folhada num tabuleiro molhado com água fria e escorrido e levo ao forno até tufar e dourar.
Depois de pronto tiro do forno, deixo arrefecer e corto em quadrados ou rectângulos mais pequenos, depende do gosto de cada um.
Para fazer o creme russo, ponho a gelatina de molho em água fria.
Misturo o açúcar com o cacau e a farinha , junto as gemas e 1 dl. de leite frio, mexo bem para ligar.
Levo o restante 1,5 dl. de leite ao lume com a vagem de baunilha e deixo ferver.
A seguir junto-lhe a mistura de açúcar e gemas e a gelatina escorrida e mexo, levo ao lume novamente até ferver e engrossar um pouco, mexo continuamente para não ganhar grumos.
Tiro do calor, retiro a baunilha e deixo arrefecer, junto as claras batidas em castelo com cuidado, envolvendo lentamente.
Forro uma forma de bolo inglês com película aderente bem esticada pois assim è mais fácil de desenformar o creme mais tarde e encho a forma com o creme.
Levo ao frio até solidificar.
Desenformo para um prato e corto quadrados de creme à medida das placas de massa folhada, lavo a faca de cada vez que a sujo para manter o creme lisinho.
Ponho o creme em cima de 1 placa de massa e cubro com outra, se for necessário, faço ajustes cortando o excedente de massa ou de creme.
Polvilho com açúcar em pó e cacau em pó e esta pronto a devorar!

11 thoughts on “Mil folhas de chocolate

  1. Ao ler este post viajei pela minha infância e pela minha adoração pelos mil folhas que eu comia da mesma maneira, primeiro o creme depois a massa folhada, eram uma maravilha. Já há muito tempo que não como nenhum o mais certo é também já não saberem tão bem.
    Os seu mil folhas estão com um aspecto formidavel, fiquei com água na boca.
    Parabéns.
    Sandra ideias-aromaticas.blogspot.com/

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s