Gelado de morango artesanal

A minha cozinha é em muitos aspectos uma cozinha “artesanal” e com isto eu quero dizer que não existem nela, muitas máquinas, próprias de uma cozinha moderna.

Eu não uso microondas, já tive um, mas acabei por arrumá-lo. Fiz isto pelo facto de achar esta, uma forma muito artificial e demasiado “eléctrica” de cozinhar e ainda hoje não confio na salubridade deste aparelho. Cheguei a um ponto, em que comecei a achar um contra-senso, eu preocupar-me em comer alimentos o mais naturais possíveis e na volta, cozinhá-los de uma forma tão pouco natural, além do mais numa era em que se fala tanto e com razão das questões ambientais, quanto mais não seja, estou a poupar energia e claro alguns euritos. Acreditem que quando deixei de usar este aparelho, o valor da conta da luz, baixou consideravelmente.
Quero deixar bem claro que esta é apenas a minha opinião pessoal, não crítico quem o usa, de maneira nenhuma, porque na sociedade em que vivemos é impossível ser-se uma pessoa 100% ecológica.
Na minha cozinha os únicos aparelhos que podem encontrar são, a batedeira eléctrica, o processador e a velha varinha mágica. Para o resto uso a melhor máquina que pode haver, 100% natural, criada pelo maior cientísta de todos os tempos ( Deus) e movida a energia positiva ou seja a energia do carinho e do amor, estou a falar é claro das mãos.
Tudo isto para vos dizer que faço gelados sem máquina e a prová-lo aqui está um gelado de morango, muito simples e muito bom!

( esta mensagem foi atualizada)

Ingredientes: ( 4 pessoas )
500 gr. de morangos perfeitos
500 ml. de natas
250 gr de açucar
Sumo de 1/2 limão
6 a 8 morangos para guarnecer

Preparação:
Mergulhe os morangos em água fria durante 5 m. Lave-os muito bem e retire-lhes o pé.

Bata os morangos no liquidificador ( eu usei o processador) até ficarem em puré, junte o açucar e o sumo de limão e processe mais um pouco, para ligar os ingredientes.

Bata as natas até ficarem um pouco consistentes mas não muito duras, envolva-as no puré de morangos. Deite este creme num recipiente e tape muito bem. Leve ao congelador. De 2 em 2 horas bata o gelado vigorosamente, até ficar macio, para desfazer os cristais, eu fiz isto só uma vez, deixei passar 2 horas bati bem o gelado e não voltei a fazê-lo outra vez.

Sirva o gelado com morangos frescos.

19 thoughts on “Gelado de morango artesanal

  1. Mónica que gelado lindo e tentador e ainda por cima de morango que adoro! Tenho visto rantas receitas de gelado por esses blogues mas todos feitos na sorveteira, que não tenho, e então não os podia fazer. Este posso!beijinhos

    Gostar

  2. Então pois claro, que feito à mão também fica bem! Esse seu é uma prova disso. 🙂Ainda não cai na tentação de comprar máquina, pois já há coisas a sobrar na bancada e se isto continua, vou mas é precisar de uma cozinha nova! ;-DBeijinhos.

    Gostar

  3. eu também ainda não comprei uma sorveteira…. há pouco mais de um ano que fiz obras para aumentar o tamanho da cozinha, e qualquer dia, com tanta tralha, acho que tenho que aumentá-la outra vez… lolo teu gelado ficou perfeito feito “à la main”… parece mesmo daqueles que se come nas gelatarias.

    Gostar

  4. Eu não tenho muitas ajudas “eléctricas” na cozinha, mas uso tudo o que me pode facilitar a vida ou tornar mais rápidas certas tarefas…ninguém gosta de bater claras à moda antiga, apesar do desgaste de calorias ser positivo! A ideia de, com a sorveteira, poder ter um gelado pronto a comer em poucas horas…é irresistível, sobretudo porque posso comer do teu gelado ainda hoje e não preciso de ir aí ao norte…hehehebjs

    Gostar

  5. Nossa! Fiquei de boca aberta com essa receita, que cor lindaaaaaaaaaaaaa, fora que deve ter ficado muito saborosa!Também não tenho milhares de aparelhos eletricos em casa. Só ando querendo muito uma batedeira, por que é dificil ficar sem uma, a nossa estragou.Mas tirando isso, não tenho vontade de mais nada.Às vezes fico doida por uma dessas máquinas de pão. Mas ai penso, só pra gastar luz, deixa pra lá.E como futura bióloga, é mais que minha obrigação ter atitudes mais ecológicas.Kisss^^

    Gostar

  6. Oi, eu tenho micro ondas e raramente o uso, pois o meu marido tb não confia na salubridade dsete aparelhito…Gostei mesmo desta receita de gelado artesanal, pois tb não tenho máquina de gelados e tenho de fazer como você!!!

    Gostar

  7. Teu gelado está divino… Morango é um dos meus sabores prediletos! Ainda não tenho a sorveteira (falta espaço na cozinha), e fiquei animada de ver que é possível fazer sorvetes deliciosos sem ela! Bjs

    Gostar

  8. Boa tarde 🙂
    Eu tenho um blog onde divulgo receitas de blogs de culinária, formando assim um livro de receitas online.
    Será que poderia dar-me premissão para divulgar algumas das suas receitas?

    Beijinho'

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s