Bacalhau com migas

Bacalhau com migas é um prato que muitos de vocês já conhecem e que tem tanto de sabor como de simplicidade.
A primeira vez que comi este bacalhau, foi no restaurante “O bem cozinhado” em Souto, Terras de Bouro. Bom, este que eu fiz, é a minha interpretação, do prato que lá comi e que era tão bom, que não descansei enquanto não o fiz em casa.
Quando o provei pela primeira vez, tentei identificar os ingredientes através dos sabores, para poder recriar a receita. Isso não foi difícil, pois os ingredientes não são muitos e são bem conhecidos de todos nós. Depois foi uma questão de tempo, até o experimentar.
” O bem cozinhado” é um restaurante ao qual já fui algumas vezes e do qual gosto muito. Serve cozinha tradicional portuguesa e muito bem, diga-se de passagem. O serviço é muito agradável e feito com grande simpatia. Assim que nos for possível, vamos lá voltar com certeza.

Ingredientes:
Postas de bacalhau de boa qualidade (do lombo)-1 por pessoa
Batatas descascadas e cortadas em rodelas grossas
cebolas cortadas em rodelas
Azeite de muito boa qualidade-7% de acidez ou menos
Broa de milho
Coentros picados
Sal e pimenta preta

Preparação:
O lombo de bacalhau precisa de vários dias para demolhar. Lave o bacalhau de modo a tirar o excesso de sal. Ponha as postas num recipiente bem grande e cubra com água. Mude a água pelo menos três vezes ao dia. Deixe assim por 4 dias, mas convém ir provando, pois a demolha depende, da quantidade de vezes que mudar a água. É claro que pode sempre, comprar o bacalhau já demolhado!

Pré-aqueça o forno a 200º, marca 6 no fogão a gás.

Numa assadeira de barro ( pode fazer doses individuais, em assadeiras pequenas, ou numa assadeira grande), ponha a cebola cortada em rodelas, os lombos de bacalhau no meio e à volta as batatas cortadas em rodelas grossas. Regue com bastante azeite e tempere as batatas e o bacalhau com sal e pimenta preta, no bacalhau ponha pouco sal. Leve a assar até alourar, cerca de 1 h a 1h15.
Tire o miolo à broa de milho e numa taça misture-o com os coentros picados, regue com bastante azeite que entretanto tirou da assadeira onde o bacalhau assou. Mexa as migas muito bem e se achar necessário tempere com um pouco de sal e pimenta.
Tire o bacalhau do forno, ponha as migas em montinho por cima das postas e leve ao forno só por uns minutos ( menos de 5 m. ) a alourar. Cuidado, pois as migas queimam com muita facilidade. Depois de alourado, tire do forno e sirva. Se quiser pode polvilhar as migas com mais coentros picados.

13 thoughts on “Bacalhau com migas

  1. Marizé, tens toda a razão,é uma pérola da nossa cozinha, beijinhos.Filipa, obrigada e beijinhosBela é realmente uma delícia. BeijinhosLaila, estava realmente muito bom. BeijinhosNatércia, que bom que gostaste. BeijinhosLaurinha, obrigada e beijinhos.Emília, obrigada pelo elogio. BeijinhosRisonha, fazes bem, vale a pena passar lá. BeijinhosKikas,obrigada e beijinhos fofos para ti também.Janeca, é difícil resistir a este bacalhau. Obrigada e beijinhos.Anna és muito bem vinda, na minha cozinha. Beijinhos

    Gostar

  2. Nossa, que delícia. Eu adoro bacalhau, pena que aqui no Rio de Janeiro um lombo seja tão caro. Mas de quando em vez nos damos lincença para comer esse peixe que amamos. Tá anotada a receita! 😉

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s