Bacalhau com migas

Bacalhau com migas é um prato que muitos de vocês já conhecem e que tem tanto de sabor como de simplicidade.
A primeira vez que comi este bacalhau, foi no restaurante “O bem cozinhado” em Souto, Terras de Bouro. Bom, este que eu fiz, é a minha interpretação, do prato que lá comi e que era tão bom, que não descansei enquanto não o fiz em casa.
Quando o provei pela primeira vez, tentei identificar os ingredientes através dos sabores, para poder recriar a receita. Isso não foi difícil, pois os ingredientes não são muitos e são bem conhecidos de todos nós. Depois foi uma questão de tempo, até o experimentar.
” O bem cozinhado” é um restaurante ao qual já fui algumas vezes e do qual gosto muito. Serve cozinha tradicional portuguesa e muito bem, diga-se de passagem. O serviço é muito agradável e feito com grande simpatia. Assim que nos for possível, vamos lá voltar com certeza.

Ingredientes:
Postas de bacalhau de boa qualidade (do lombo)-1 por pessoa
Batatas descascadas e cortadas em rodelas grossas
cebolas cortadas em rodelas
Azeite de muito boa qualidade-7% de acidez ou menos
Broa de milho
Coentros picados
Sal e pimenta preta

Preparação:
O lombo de bacalhau precisa de vários dias para demolhar. Lave o bacalhau de modo a tirar o excesso de sal. Ponha as postas num recipiente bem grande e cubra com água. Mude a água pelo menos três vezes ao dia. Deixe assim por 4 dias, mas convém ir provando, pois a demolha depende, da quantidade de vezes que mudar a água. É claro que pode sempre, comprar o bacalhau já demolhado!

Pré-aqueça o forno a 200º, marca 6 no fogão a gás.

Numa assadeira de barro ( pode fazer doses individuais, em assadeiras pequenas, ou numa assadeira grande), ponha a cebola cortada em rodelas, os lombos de bacalhau no meio e à volta as batatas cortadas em rodelas grossas. Regue com bastante azeite e tempere as batatas e o bacalhau com sal e pimenta preta, no bacalhau ponha pouco sal. Leve a assar até alourar, cerca de 1 h a 1h15.
Tire o miolo à broa de milho e numa taça misture-o com os coentros picados, regue com bastante azeite que entretanto tirou da assadeira onde o bacalhau assou. Mexa as migas muito bem e se achar necessário tempere com um pouco de sal e pimenta.
Tire o bacalhau do forno, ponha as migas em montinho por cima das postas e leve ao forno só por uns minutos ( menos de 5 m. ) a alourar. Cuidado, pois as migas queimam com muita facilidade. Depois de alourado, tire do forno e sirva. Se quiser pode polvilhar as migas com mais coentros picados.
Advertisements