Ultimamente, tenho voltado aos poucos, às feiras que costumava visitar antes de ter o restaurante e tem sido uma verdadeira redescoberta. As bancas dos lavradores são as minhas preferidas. Podem não ter a fruta mais “perfeita” e a organização dos vegetais pode até nem ser a melhor mas lá encontro sempre verdadeiras pérolas. Apesar destas fotos terem sido tiradas na feira de Espinho, que acontece à Segunda feira, aquela que eu frequento mais vezes é a de Custóias, ao Sábado à tarde. Lá encontra-se uma variedade enorme de frutas e vegetais e há sempre alguma novidade. Na semana passada trouxe feijão verde raiado de rosa ( rosa que desaparece depois do feijão ser cozinhado. Enfim, não se pode ter tudo!) e umas maçazinhas minúsculas também verdes e rosa, daquelas em que quase ninguém repara e mesmo que repare, olha e vira a cara. Pequeninas como só elas mas cheias de sabor. Perdidas no meio de outras bancas cheias de belas, reluzentes e calibradas Golden delicious, starking e afins… Muita parra mas na maioria dos casos, pouca fruta!
Depois há a questão dos preços, a cada vez mais importante questão dos preços… Os tomates por exemplo, comprei tomates Xuxa e Coração de boi a 0,40 cêntimos o quilo! Mas em que outro sítio, eu encontrava estas variedades de tomate a este preço? Tive que perguntar segunda vez, porque pensei que tinha percebido mal. E depois há os piropos das vendedoras que até podem ser suspeitos (fazer negócio é o que mais importa!) mas que caem muito bem. E há o “quer provar um pedacinho?” que aliás foi o que me levou a comprar uma melancia doce e sumarenta que acabou em granizado – a publicar em breve aqui no blog – e é por tudo isto que eu fico contente por voltar a redescobrir as feiras com todo o colorido, vida e autenticidade que as caracteriza.
Bom fim de semana para todos!
In english
And then there is the sellers flirting, “what is going to be my dear?” or “this is for you my love!” I know it´s all for the sake of business, but I love it anyway. And there’s also the “want a bite?“ which incidentally was what led me to buy a deliciously sweet and juicy watermelon that ended up in a granita – to be published soon here on the blog – And is this bubbly life you feel in these markets that makes me so happy to be back to rediscover every little corner, with all the color, vibrance and authenticity that makes them what they are. Oh! and all the good cooking they inspire! Just love it!
Have a great weekend!
Mónica,
Também sou perdida por feiras e mercados e prefiro essa fruta pequena e feia, mas tão saborosa, á fruta calibrada. Felizmente onde compro a fruta e legumes sempre vão aparecendo alguns produtos de lavrador e quando isso acontece saltam logo para o meu cesto.
Beijinhos e bom fim-de-semana
LikeLike
Como eu te compreendo!
Faço exactamente o mesmo,tudo comprado na praça da minha terra(Póvoa de Varzim) nas lavradeiras que vendem tudo a um preço espectacular e com uma qualidade que só quem prova compreende!
Às sextas-feiras (sempre que o tempo me permite) costumo ir à feira semanal de Vila do Conde,compro a fruta que é da época e que a terra está a dar no momento,cheia de sabor, cor e aroma!!
Beijinhos grandes.
LikeLike
Oh como eu tenho saudades das feiras de Portugal… Encontrava verdadeiras reliquias! Aconselho vivamente a darem preferencia às feiras para compra de produtos horticulas e afins, deste modo ajudamos a população local, o pequeno agricultor; e eles são sempre muito simpáticos e gostam sempre de dois dedos de conversa…
LikeLike
Ainda hei-de ir contigo a uma feira… Sinto-me sempre um pouco perdida, e sem saber como me guiar. Mas não há dúvida que a qualidade e os preços compensam. Eu é que tenho de apanhar o hábito e a confiança!
Babette
LikeLike
Amo feiras e mercados, o cheiro, as pessoas circulando… acho que tem um clima bom. Abraços, Adriana.
LikeLike
Adoro este blog. Não sei cozinhar mas adoro comer. Cá em casa é o André que cozinha e já levou daqui uma receita para aproveitar as ameixas para queques. Estavam muito bons!!! Adorei este texto. Só descobri as feiras há um ano e também partilho desta opinião. Adoro tudo por aqui, dos textos as fotografias. Parabéns é uma lufada de ar fresco em tantos blogs de culinária tão pouco originais.
LikeLike