Frango assado com ervas, limão e chilis

O último mês e meio tem sido uma completa loucura, na próxima postagem vou explicar-vos porquê, por essa razão não tenho estado tão presente aqui no blog mas a cozinha cá de casa continua a funcionar e bastante mas de uma forma diferente do habitual. As refeições do dia-a-dia têm sido o mais rápidas possíveis por razões de trabalho e só ao Domingo o tempo à mesa é mais descontraído e aí sim, faço um prato mais cuidado e especial para desfrutar de algum tempo de qualidade à volta da mesa e da família.
Esta é a altura em que a minha sogra já tem frangos de tamanho adequado para matar o que para nós significa saborear um bom frango caseiro assado. A pele dos frangos caseiros, alimentados a milho e couves, é espessa e gorda o que dá imenso sabor ao assado e a carne é mais saborosa e robusta, uma delícia que todos nós apreciámos. Este tipo de frango, cozinhado só com sal e pimenta, já é por si só fantástico mas com uma marinada de estragão, tomilho, alho, limão e chilis, torna-se ainda mais especial! Se o cozinharem inteiro, atem-lhe as pernas com fio de cozinha, para que fique mais bonito e para que depois de cozinhado não fique com um ar “desconchavado”, depois assem-no a 200º, 20 minutos para cada 450 gr. mais 20 minutos extra, este é o ponto de partida para um bom frango assado. Quanto às marinadas, isso vai muito do gosto e imaginação de cada um. Façam experiências, arrisquem e descubram novos sabores, é isso que faz da cozinha, um verdadeiro parque de diversões!

Frango assado com ervas limão e chilis
 

Ingredientes: 4 pessoas
1 frango partido em pedaços
1 ramo de estragão fresco, picado
1 ramo de tomilho normal ou tomilho limão, picado
1 limão grande (raspa e sumo)
1 chili comprido picado
2 dentes de alho ralados
8 chilis compridos
Sal e pimenta preta acabada de moer
Azeite
1 cebola cortada em rodelas

Preparação:
*Misture as ervas, com a raspa e o sumo do limão, os alhos, o chili picado, o sal e a pimenta, regue com um pouco de azeite.
*Esfregue o frango com esta marinada e deixe assim por algumas horas, ou de um dia para o outro.
*Pré-aqueça o forno a 200º, marca 6 do fogão a gás.
*Com a cebola faça uma “cama” numa assadeira e ponha o frango em cima, regue com a marinada, junte mais azeite e leve a assar, tendo em conta o tempo acima referido.
*Meia hora antes de acabar de assar, junte os chilis inteiros para que assem com o frango.
*Sirva com mais chili e ervas picadas.

Advertisements