Baklawá

Andava há imenso tempo para experimentar este pequeno doce tão rico e aromático, que para mim tem tanto em comum com a doçaria tradicional portuguesa. A presença do mel, da canela, dos cravinhos, das amêndoas e nozes, que fazem parte de tantos doces portugueses e a massa fillo, que a mim me lembra os deliciosos pastéis de Tentúgal. Por tudo isto, queria muito experimentá-lo e a deixa para o fazer, foi o almoço de domingo passado. Muitas vezes, ao experimentar doces tradicionais de outros países, e quem diz doces diz salgados, depois de provar, chego à conclusão de que não vale a pena voltar a fazer. Com o Baklavá isso não aconteceu, é um doce que me deixa com vontade de repetir, apesar de não ser muito aconselhável repeti-lo muitas vezes seguidas, pois é muito rico e doce.
Para mim, é ideal para um almoço ou jantar de amigos ou de festa, em que depois de uma refeição farta, sabe bem um doce bem aromático para limpar o palato.
Apesar de este doce existir em vários países como a Turquia e o Líbano, esta receita é a versão grega.

Ingredientes:
100 gr. de amêndoas ou nozes ou pistachios, ou uma mistura dos três, triturados grosseiramente.
8 colheres de sopa de pão ralado
8 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de chá de canela em pó
250 gr. de manteiga derretida
1 embalagem de massa fillo

Para a calda:
1 litro e meio de água
200 gr. de açúcar
200 gr. de mel
2 cravinhos
1 pau de canela
Sumo de um limão

Preparação:
Misture os frutos secos com o pão ralado, a canela em pó e o açúcar. Derreta a manteiga.
Pré-aqueça o forno a 180º, marca 4 do fogão a gás.
Use uma forma mais ou menos do tamanho das folhas de fillo. Eu usei uma forma rectangular. Unte bem a forma, com manteiga. Pincele com manteiga derretida, duas folhas de fillo separadamente, ( as folhas de fillo, têm que ser pinceladas com manteiga nos dois lados) e ponha-as uma por cima da outra, na forma. Ponha recheio de frutos secos por cima, em camada fina e cubra com mais uma folha de fillo bem pincelada com manteiga, cubra novamente com o recheio e cubra com mais uma folha de massa bem pincelada de manteiga, continue este processo até acabar o recheio. Cubra a última camada de recheio com 3 folhas de fillo bem pinceladas com manteiga, sobrepostas umas nas outras. Pincele a superfície do doce com mais manteiga, corte as sobras de massa nas bordas da forma e corte a superfície, dando-lhe o formato característico do Baklavá, como pode ver na foto . Borrife com um pouco de água e leve ao forno por 30 a 35 minutos até ficar dourado, cuidado para não queimar!
Para fazer a calda, num tacho ponha a água a ferver com o açúcar, deixe ferver por 5 minutos e junte o mel, a canela e os cravinhos, deixe ferver uns 10 ou 15 minutos e retire as especiarias, junte o sumo do limão, deixe levantar fervura, retire do lume e deixe arrefecer.
Para verter a calda sobre o doce, há um pormenor a ter em conta,  tem que ser com o doce quente e a calda fria ou vice-versa, para que o doce não fique demasiado ensopado, espalhe a calda com a ajuda de uma colher. Molhe bem o doce com a calda mas provavelmente, não vai precisar de a usar toda.

Anúncios

12 thoughts on “Baklawá

  1. Também adoro este doce, mas a minha total falta de jeito para a massa filo, deixa-me impossibilitada para fazê-lo. 😦bjsPS – tenho que começar a pedinchar ao pessoal que faz para que me envie por correio 😉

    Gostar

  2. con solo ver la fotos ya me pierdo, y justo tengo masa filo en la heladera, pero es que lo hago y ami me encanta a toda hora y en todo momento, o sea casi el 80% c me lo como yo, y sin culpas, me encanta, es unos de mis postres favoritos, soy como tus niños con los fofos de chocate, solo dejo un poco para que Pablo pruebe.besotes, daniela

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s