Bolo brownie com creme de requeijão

Costuma-se dizer que quem espera sempre alcança, mas por outro lado, também se diz que quem espera desespera. Bom, para não vos baralhar mais, digo-vos apenas que este bolo tem preenchido cada recanto do meu imaginário desde Setembro passado, mais concretamente desde o dia do meu aniversário, altura em que um certo livro me foi oferecido pelo meu irmão e pela minha cunhada, um livro cujo título, cuja capa, cujo todo o conteúdo, é feito de chocolate! È definitivamente um livro para se comer com os olhos, um livro para saborear, como quem come com o dedo, os restos de ganache, delicioso e sedoso de uma qualquer taça esquecida na cozinha.
Quanto ao bolo, que finalmente já foi feito, provado e fotografado, resta-me dizer que num dia como o de hoje,em que a chuva não pára de cair e o vento não pára de soprar, sabe bem saber que lá em baixo, tenho à minha espera, um pedaço de bolo brownie para adoçar este fim de tarde tão frio e cinzento.

Esta receita foi ligeiramente adaptada do livro “Chocolate”. A receita original é de brownies mas eu preferi fazer um bolo e o creme de requeijão no livro é feito com ricotta, podem optar pelo que estiver mais à mão.

É claro que com esta massa se podem fazer brownies clássicos, basta trocarem a forma redonda de fecho por um tabuleiro.

Uma boa semana para todos!

Ingredientes:
2 ovos
200 gr. de farinha
200 gr. de açúcar
3 colheres de sopa de cacau em pó
150 gr. de manteiga sem sal

Creme de requeijão:
100 gr. de requeijão
2 colheres de sopa de açúcar
1 ovo batido

Preparação:
*Pré-aquecer o forno a 180º, marca 4 do fogão a gás.
*Forro a base de uma forma de fecho (22 cm)), com papel vegetal.
*Derreto a manteiga, retiro-a do lume e junto-lhe o açúcar e o cacau, mexo bem para ligar.
*De seguida junto os ovos e a farinha peneirada, mexo bem até estar tudo bem ligado.
*Ponho a massa de chocolate na forma e reservo.
*Misturo o requeijão com o ovo e o açúcar, até ficarem em creme e ponho colheradas (de chá) deste creme em cima da massa de chocolate e depois com a mesma colher faço remoinhos na massa para misturar ligeiramente e dar o aspecto de mármore.
*Levo ao forno por 40 a 45 minutos ou até ficar firme ao toque.
*Deixo arrefecer completamente e desenformo.

Advertisements