Pimentos para que vos quero…


Os pimentos como as massas, são um alimento muito versátil, ficam bem com arroz, com massa, com carne, com peixe, sozinhos, haja imaginação e arranja-se sempre uma forma diferente de comer pimentos.

No passado fim de semana, fizemos uma sardinhada cá em casa. As sardinhas nesta altura do ano ainda não estão no ponto certo para assar, só por volta do S. João é que estão gordas o suficiente para atingirem o máximo de sabor. Mas o João andava tão ansioso por comer umas sardinhas, que mesmo assim, saiu de manhã cedo ( no sábado ) e foi á lota a Matosinhos comprá-las.
Como é tradição, com sardinhas tem que haver pimentos assados e como eu gosto de fazer tudo em quantidade, acabei com uma taça de pimentos no frigorífico.
Na segunda-feira reciclei-os e passaram de acompanhamento a prato principal, com esparguete, tomate, oregãos e azeite e quanto a mim, o resultado não podia ter sido melhor.

Ingredientes: ( 2 pessoas )
1 pimento verde assado, temperado com azeite sal e um pouco de vinagre mas não muito.
2 tomates maduros
300 gr. de esparguete
1 dente de alho
3 colheres de sopa de azeite
Oregãos frescos picados a gosto
1 colher de café de mel
Sal e pimenta a gosto

Preparação:
Prepare o molho de tomate, numa sertã ponha o azeite e o alho picado, leve ao lume, quando sentir o cheiro do alho, junte logo os tomates pelados, sem sementes e cortados em pedaços, mexa, junte o mel, tempere com sal e pimenta e deixe ferver 10 minutos, mexendo de vez em quando, reserve.
Numa panela grande ponha água e leve ao lume, quando ferver, ponha sal e o esparguete inteiro dentro, conforme os fios de esparguete vão amolecendo em contacto com a água quente mexa com um garfo para soltar os fios, não precisa acrescentar óleo ou azeite, isto é o suficiente.
Deixe cozer cerca de 10 minutos, quando estiver al dente ( tire um fio da água e prove, mas não se queime ), escorra a água e passe a massa por água fria, isto impede que ela continue a cozer e impede que os fios colem uns aos outros devido á goma que a massa tem.
Junte o esparguete escorrido ao molho de tomate e leve ao lume a refogar um pouco, só para ligar os sabores, tire do lume, junte o pimento assado, cortado em tirinhas finas e regue com um pouco do azeite de temperar os pimentos, ponha num prato á escolha e polvilhe com os oregãos.

Anúncios

7 thoughts on “Pimentos para que vos quero…

  1. Eu adoro o cheiro dos pimentos e uso-os muito no arroz e saladas, mas depois na hora de os comer, ponho de lado…serei normal?!?!?Mas não há dúvida que dão um gosto especial a qualquer arroz e agora á tua massa!

    Gostar

  2. Filipa, tens que experimentar, eu gosto bastante. Bjinhos e bom fim de semana.Pipoka, aproveito para te dizer que sou admiradora do Three Fat Ladies á bastante tempo e fico muito contente que a minha cozinha te agrade também. Bjinhos e continuação de um bom fim de semana.Natércia, que bom que gostaste, bjinhos e bom fim de semana.Risonha, ideias para aproveitar sobras de outras refeições, dão sempre jeito, não é? Bjinhos e bom fim de semana. Claudia, claro que é normal, cada um tem o seu gosto pessoal, basta adaptares as receitas de forma a agradarem ao teu paladar. Bjinhos e bom fim de semana

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s