Uma nuvem com sabor a chocolate

Este é um daqueles bolos ideais, para quem gosta realmente de chocolate e quando digo, realmente, refiro-me ao chocolate na sua essência, forte, preto, no seu estado mais puro. A textura é macia e húmida, quase delicada, mas o sabor é marcante, é chocolate no seu melhor.

A primeira vez que fiz este bolo, andava à procura de algo diferente, algo que me surpreendesse. Esta receita ( bolo nuvem de chocolate ) da Nigella Lawson conseguiu isso, agradou-me e surpreendeu-me e este passou a ser mais um dos “meus” bolos de chocolate.
Um bolo que a cada dentada, nos transporta até às nuvens.



Ingredientes:
250 gr. de chocolate em barra ( este é um bolo que merece um chocolate de boa qualidade, ou seja com 70% de cacau no mínimo, mas se por qualquer razão não puder ser, então utilize o que tiver disponível)
125 gr. de manteiga amolecida
175 gr. de açucar
Raspa de 1 laranja
6 ovos-2 inteiros e 4 separados
2oo ml. de natas frescas
40 gr. de açucar
Cacau para polvilhar

Preparação:
Pré-aqueça o forno a 180º.
Derreta o chocolate em banho maria , quando estiver quase derretido, junte a manteiga para derreter com o chocolate.
Bata 2 ovos com 4 gemas e 75 gr. de açucar, junte o chocolate derretido e arrefecido, a raspa da casca de laranja e mexa.
Noutra taça, bata as claras até firmes e junte as restantes 100 gr. de açucar, continue a bater mais um pouco até formar picos mas pouco firmes.
Junte uma colherada de claras á massa de chocolate e misture sem grandes cuidados só para ligar as duas massas. Agora junte o resto das claras mas com cuidado, envolvendo devagar. Ponha a mistura numa forma de fundo amovível de 22 cm, com o fundo forrado com papel vegetal, mas sem untar a forma. Leve ao forno por 35 a 40 minutos.
O bolo vai abrir fendas e vai ficar com uma cavidade no meio, não se preocupe é mesmo assim. Essa cavidade vai ser coberta com as natas batidas com as 40 gr. de açucar.
Quando tirar o bolo do forno deixe arrefecer, passe uma faca pelas paredes da forma, para libertar o bolo e desenforme, cubra com as natas, polvilhe com cacau em pó e sirva.

Advertisements