Frango no forno em marinada aromática

Quando eu era criança, o frango assado no forno era um dos pratos de Domingo. Os dias da semana não tinham horas suficientes para tamanhos devaneios culinários, até porque a minha mãe temperava-o sempre na noite anterior e isso exigia um mínimo de planeamento e pré-preparação, tudo coisas impensáveis para uma terça ou quarta feira. No fim de semana sim, aí havia tempo para as marinadas. Na manhã de Domingo o frango era “recheado” com um limão, regado com a marinada e lá ía para o calor do forno, sempre com as batatas a acompanhar….Quando eu era criança era assim. Agora que já sou crescida (yupiii!), tenho uma cozinha só para mim! Pequenina como só ela mas onde cabem dois fornos (yupii outra vez!) que até apreciam devaneios culinários (os meus, claro!). E assim, eu, a minha cozinha e os meus fornos, decidimos por unanimidade que não há dia marcado para assados e marinadas (salvo em situações extraordinárias, como por vezes acontece). Tudo o que por aqui se cozinha depende apenas e somente apenas, da vontade. E como boa vontade não me falta e ervas aromáticas também não, acabei por assar um belo frango para um almoço de Quarta feira. Deixei-o a marinar na noite anterior e assei-o no dia seguinte, já que entre a escola e o trabalho, todos nos íamos encontrar em casa para o almoço.
Fazer esta marinada foi apenas recorrer ao que tenho à mão aqui em casa. A horta é por agora um tapete vivo de ervas aromáticas. Estragão, alecrim, tomilho (normal e laranja), erva príncipe,(ou limeira ou lemongrass), erva cidreira, hortelã pimenta, hortelã verde, poejos, oregãos, manjerona, todas juntas numa mescla de verdes que enchem o ar de perfume.
Como usei tomilho laranja na marinada, juntei-lhe também raspa de laranja. O vinho do porto tenho-o sempre por perto e misturado com as ervas e com os restantes ingredientes tornou o frango ainda mais aromático e suculento. No fim de tudo, ficou mais um assado caseiro, improvisado com a abundância que a natureza dá e com o que tenho sempre por perto na cozinha.

Frango no forno em marinada aromática

Ingredientes:4 pessoas
1 frango grande
Alecrim fresco – 2 colheres de sopa ( só as folhas)
Estragão fresco – 2 colheres de sopa
Tomilho fresco (usei tomilho laranja) – 2 colheres de sopa
2 folhas de louro (usei fresco)
Raspa de 1 laranja
200 ml. de vinho do porto
1 cebola grande
Batatinhas descascadas e golpeadas
Sal a gosto
Pimenta preta a gosto
Azeite

Preparação:
*Misture o vinho, a raspa da laranja, as ervas picadas grosseiramente, o louro, sal e pimenta preta e tempere o frango com esta marinada aromática (por dentro e por fora). Deixe assim durante a noite ou pelo menos por 3 a 4 horas. Se tiver oportunidade de o fazer, vire o frango, para que tempere por igual.
*Pré-aqueça o forno a 200º, marca 6 do fogão a gás.
*Numa assadeira, disponha a cebola cortada em rodelas. Ponha o frango em cima e as batatinhas à volta do frango. Tempere as batatas com sal e pimenta a gosto.  Regue tudo com a marinada e com azeite a gosto.
*Leve a assar por 20 minutos por cada 450 g. mais 20 minutos extra. Comece por assar o frango com o peito virado para baixo para manter a carne mais suculenta. Depois vire o frango e dê uma volta às batatas a meio da assadura . Se começar a queimar um pouco antes do fim do tempo de assadura, cubra com papel de alumínio.