Do caminho de Santiago, do muesli e das panquecas de espelta integral e iogurte

Antes de passarmos ao pequeno almoço, apenas uma pequena justificação.
Provavelmente o facto deste ser um blog sobre comida até nem tem nada a ver para o caso, mas a verdade é que o Sr. blogger, na passada semana e sem aviso prévio, decidiu “comer” 3 comentários. Eu tinha respondido a todos os comentários que me deixaram na receita das douradas. Publiquei o comentário e vi-o já publicado. No entanto, quando mais tarde fui novamente ver a caixa de comentários, o blogger deu erro. E foi assim que reparei depois que o meu tinha desaparecido e com ele mais dois. Voltei a responder novamente , mas quanto aos dois comentários em falta  não havia nada que eu pudesse fazer. Peço desculpa a quem comentou e viu os seus comentários desaparecidos, mas tratou-se apenas de uma falha.

A vida voltou ao normal, mas as impressões que ficaram do caminho para Santiago, ainda  estão à flor da pele. E é assim que que eu quero que seja por muito tempo, ou pelo menos até lá poder voltar…Durante esses dias não pensei muito em comida ou até mesmo no blog. Tudo o que estava à minha volta era muito mais simples mas também muito mais cheio de tudo o que vale a pena. O verde, os pássaros e as rosas. As hortas cuidadas. Os campos de hortelã e aipo selvagem. O funcho e o dente de leão na beira dos caminhos. A água a correr em riachos, ribeiras e rios. A camaradagem dos companheiros de caminho. A simpatia das pessoas que se cruzavam connosco. As igrejas em granito esquecidas pelo tempo. Os cruzeiros e alminhas centenários, a marcar o caminho com o propósito de animar os peregrinos. Os carvalhais, as florestas, os campos acabados de lavrar e o cheiro da terra fresca no ar. O orvalho nas teias de aranha à luz do amanhecer. E para além de tudo isto e muito mais, as impressões que não são visiveis a olho nu. As mais marcantes de todas. Aquelas que são pessoais e intransmissíveis, a verdadeira magia do caminho de Santiago…
Mas na viagem de comboio de regresso a casa,  aos poucos a minha cabeça ou talvez o meu estomago, não sei, foi voltando ao ” modo: comida automática”. Lembrava-me dos campos de favas e das galinhas à solta que vi durante o caminho e só pensava nas favas que tinha que comprar, nos ovos caseiros que tinha que fritar e em…panquecas. Eu sei que as panquecas não têm muita razão de ser, no meio de todo este cenário. Mas cheguei a casa com vontade de comer um pequeno almoço “daqueles” que só consigo comer em casa. Daqueles que não se encontram em nenhum café português ou espanhol.
Antes da viagem já eu tinha ido à casa chinesa, abastecer-me de farinha de espelta integral, com a ideia de fazer em breve umas panquecas fofas e nutritivas. O muesli já estava pronto num frasco, vindo de outros pequenos almoços. Só tive de esperar pelo fim de semana para reunir a família à mesa e assim justificar a necessidade de fazer um montão de panquecas de tamanho generoso. Apesar de usar uma farinha integral nesta massa, as panquecas ficaram leves e fofas, perfeitas para matar saudades dos pequenos almoços familiares.
Servi as panquecas com mel de rosmaninho e o mesmo mel adoçou o iogurte natural salpicado com o muesli.

Ingredientes: para 14 a 15 panquecas grandes
3 ovos
1, 1/2  chávena de iogurte natural
2 chávenas de leite
1 colher de sopa de manteiga derretida
3 chávenas de farinha de espelta integral
3 colheres de sopa de açúcar
1 colher de café de sal fino
3 colheres de chá de fermento em pó
1, 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio

Ingredientes: Muesli
4 partes de flocos de centeio
4 partes de flocos de aveia ( dos que não precisam de ser cozinhados)
1, 1/2 parte de coco ralado
1, 1/2 parte de bagas de goji
1 parte de amêndoas ou nozes ou avelãs

Preparaçao:Panquecas
*Numa taça combine todos os ingredientes secos, farinha, fermento, bicarbonato e sal.
*Numa outra taça junte os ovos, o iogurte, o leite e a manteiga.
*Junte todos os ingredientes, secos com húmidos apenas na hora de fazer as panquecas.
*Aqueça muito bem uma sertã anti-aderente e ponha 1 colher (para estas panquecas usei uma concha de sopa) de massa.
*Assim que a panqueca começar a fazer bolhas, vire-a com a ajuda de uma espátula e deixe cozinhar por 1 a 2 minutos.
*Faça o mesmo com toda a massa.
*Sirva com mel ou outro adoçante a gosto.

Preparação: Muesli
*Misture todos os ingredientes e guarde-os num frasco para usar sempre que queira.
*Para misturar com iogurte natural, adoçado com mel.