Cogumelos assados recheados com ricotta e ervas

As janelas estão abertas e a brisa fresca da manhã vai enchendo a casa com  o perfume das rosas e do jasmim. Ocorrem-me outros começos de dia agradáveis, mas este de hoje é simplesmente perfeito.
Pela casa fui deixando ao acaso revistas Country living que tenho vindo a folhear (de novo) vezes sem conta. É que por aqui as remodelações de interiores estão na ordem do dia. Escolhem-se cores para cobrir as paredes e fazem-se planos para uma empreitada que me tem deixado dividida entre o entusiasmo e  o pânico. Quando se começa a arrastar móveis e a cobrir o chão com jornais é certo e bem sabido que não há volta atrás. Isto não vai ser pera doce mas ainda assim mal posso esperar. E para tornar a coisa ainda mais “fácil”, estou também a pensar em reciclar um ou outro móvel, coisa pouca para uma rapariga aventureira como só eu!… E entre apontamentos, páginas de revista marcadas e folhas soltas de jornal, lá vou também cozinhando, como sempre faço. Desta vez fiz uns cogumelos portobello (velhos favoritos meus) com ricotta e ervas. Juntaram-se umas coisitas do frigorífico com mais umas coisitas da horta e assim de repente saiu um almoço leve e super saboroso. Não sei se já vos disse, mas este ano vou ter estragão para dar e para vender. Se alguém quiser uns raminhos pode vir aqui bater-me à porta que eu dou de bom grado. Ora, sendo assim adivinha-se que o estragão vai ser a sensação do momento, pelo menos por aqui… Mas voltando aos cogumelos, nada mais simples. Salpiquei-os com azeite e pimenta preta e assim que foram a assar começaram a fazer magia. O cheirinho que vinha da cozinha, foi-se espalhando pela casa e com ele foi aumentando o nosso apetite. E 20 minutos depois saíram de novo à luz do dia com os sucos a encherem as cavidades. Só não molhei o pãozinho para prolongar a espectativa e ter tudo a que tinha direito quando finalmente os levasse para a mesa.
O ricotta já misturado com as ervas e uma pitada de sal, recheou os cogumelos e os sucos foram salpicados por cima. Mais um pouco de ervas e um fio de azeite, uma saladita à parte (na verdade era mais uma saladona) e almoço resolvido.

E agora deixo-vos. Tenho que continuar a praticar os exercícios respiratórios de relaxamento para o “parto” que está prestes a começar…

Ingredientes:
5 ou 6 cogumelos portobello
1 caixa de queijo ricotta (200 g.)
1 colher de sopa de estragão fresco picado
1 colher de sopa de oregãos secos
Pimenta preta a gosto
1 pitada de sal fino
Umas pedras de sal grosso, a gosto
2 colheres de sopa de azeite

Preparação:
*Pré-aqueça o forno a 180º, marca 4 do fogão a gás.
*Ponha os cogumelos numa assadeira com as cavidades viradas para cima. Tempere-os com a pimenta e salpique-os com o azeite. Leve ao forno por 20 minutos.
*Entretanto misture o ricotta com as ervas e sal fino a gosto.
*Tire os cogumelos do forno e deixe arrefecer um pouco. Reserve os sucos que se formaram nas cavidades e tempere cada um com umas pedras de sal grosso.
*Recheie o interior de cada cogumelo com colheradas de ricotta e de seguida salpique-os com os sucos libertados durante a assadura.
*Polvilhe com mais um pouco de ervas e sirva com um fio de azeite.
*Gosto de acompanha-los de uma boa salada mas também ficam muito bem com arroz branco.