Da adolescência e das empadas…

Os dias por aqui têm andado cinzentos e não é porque está de chuva, e também não é porque se me queimou qualquer coisa no forno, e assim de repente fiquei com a casa cheia de fumo. Não, não é nada disso. É que a adolescência baixou em força nos meus dois rebentos, e eles como bons rapazes que são, insistem em fazer dela um posto vitalício e cheio de regalias. Regalias essas que vão desde a presunção de que eles é que sabem tudo, logos os miúdos cá em casa somos nós. Que são independentes e  por isso a entidade paternal é careta porque só está bem a cortar-lhes as “asas”. A lista é interminável. Enfim a velha “generation gap” da praxe. Mas também, nunca ninguém disse que iria ser fácil gerir uma casa, um restaurante e dois rebeldes ao mesmo tempo, pois não? Então toma lá que é para eu aprender.
Vai daí num destes dias, fiz uma visita ao quintal da minha sogra. Os ares do campo sempre me ajudaram a lidar melhor com as crises existenciais (as minhas e as dos outros). E o passeio até acabou por dar frutos, ou melhor, brócolos, fresquinhos, a pedirem uma receita fácil, fácil, daquelas assim pufft pafft e já está. Sim que isto das crises, sejam elas quais forem dão-me cá uma fome!
Já em casa foi só juntar uns ovos caseiros, umas quantas fatias de paio e temperar tudo com oregãos, sal e pimenta preta.
Untei formas com manteiga, cubri-lhes o fundo com os brócolos cozidos e por cima verti a mistura de ovos. E mesmo antes de entrarem para o forno, umas colheradas de ricotta deram o toque final. Vinte minutos depois, lá saíram elas do calor, douradas e tufadas, a merecerem uma ovação de pé. Lindas meninas!
Já da adolescência não posso dizer o mesmo. Palpita-me que as idas ao quintal da minha sogra vão passar a ser mais frequentes. Pelo menos restam-me sempre as empadas…

Receita de molho de tomate caseiro.

*Para os vegetarianos: Descartando as fatias de paio, aqui fica mais uma sugestão verde, nutritiva e saborosa.


Ingredientes: 4 pessoas
12 ovos
12 fatias de paio finas
1 colher de sopa de oregãos secos
200 g. de brócolos mais coisa menos coisa
1 caixa de ricotta de 200 ml.
Sal e pimenta preta a gosto

Preparação:

*Coza os brócolos em água a ferver temperada com sal a gosto , até começarem a ficar tenros. Eles acabam de cozer no forno.
*Escorra os brócolos e enquanto eles arrefecem um pouco, bata os ovos e tempere-os de sal e pimenta e junte também os oregãos.
*Pré-aqueça o forno a 180º, marca 4 do fogão a gás.
*Unte 4 formas de soufflé pequenas ou então 2 terrinas de forno não muito altas, com manteiga.
*Cubra o fundo de cada forma com os brócolos e verta a mistura de ovos por cima. de seguida ponha 3 fatias de paio em cada forma, dá um efeito mais bonito de puserem as fatias em pé e não apenas mergulhadas nos ovos. Se usarem terrinas, ponham 6 fatias em cada uma, mas espalhadas como se de uma pizza se tratasse.
*Por fim, ponha umas colheradas de queijo ricotta mesmo no meio das “empadas” e leve ao forno por 20 minutos ou até os ovos cozerem e as empadas ficarem douradas.
*Servem-se com molho de tomate caseiro.