Duo de gelatina de groselha e mousse de nata

Receber um verdadeiro carregamento de groselhas em casa é sempre uma alegria, sem dúvida pelo preço elevado a que elas estão à venda e também porque são pequeninos “contentores” de vitaminas, antioxidantes e outras “cositas más”.
Na verdade, eu tenho um pé de groselhas ainda novinho na horta mas este ano só deu quatro ou cinco cachos, o que, como podem calcular, não dá para quase nada. Quanto a isso, nem com todo o engenho deste mundo e do outro eu lá ía! Assim para aproveitar a abundância com que me presentearam, resolvi fazer uma gelatina de groselha e para tornar a coisa mais interessante, juntei-lhe uma mousse de nata, já que eu adoro natas com frutos vermelhos. No entanto e por saber que comprar 900 gr. de groselhas pode ser um acto de loucura, digo-vos  desde já que podem fazer este doce com morangos ou muito sinceramente qualquer tipo de fruto, só têm que rectificar o açúcar conforme o grau de açúcar e/ou acidez existente na fruta escolhida e depois fazem assim, para :
100 ml. de líquido – 2 folhas de gelatina
200 ml. de líquido – 3 folhas ———-
300 ml. de líquido – 4 folhas ———-
400 ml. de líquido – 5 folhas ———-

A cada 100 ml., junta-se mais uma folha de gelatina , nada mais fácil!

Bom fim de semana para todos e boas patuscadas!

Receita da minha autoria

 Ingredientes:

Gelatina de groselha:
900 gr. de groselhas
500 ml. de água
350 gr. de açúcar
5 folhas de gelatina

Mousse de nata:
200 ml. de natas frescas (não pasteurizadas)
2 claras
3 colheres de sopa de açúcar
3 folhas de gelatina

Preparação:
*Num tacho ponha a água, as groselhas e o açúcar e leve ao lume.
*Assim que levantar fervura, ponha o lume no minímo, tape o tacho e coza por meia hora.
*Nesta fase pode provar para ver se precisa de mais açúcar ou não.  350 gr. são suficientes para mim, mas depende do gosto de cada um.
*Se juntar mais açúcar deixe que este fique bem dissolvido antes de tirar o tacho do lume.
*Deixe arrefecer um pouco e côe as groselhas, ficando só com o líquido.
*Eu fiquei com 400 ml. de xarope e para essa quantidade de líquido usei 5 folhas de gelatina.
*De seguida demolhe as folhas de gelatina em água fria e depois leve um pouco do xarope novamente ao lume até quase levantar fervura e tire do lume.
*Misture as folhas de gelatina no xarope quente e mexa até as mesmas diluírem completamente.
*Se quiser desenformar o doce mais tarde, para um efeito mais bonito, unte formas pequenas à escolha com um guardanapo de papel ligeiramente embebido em óleo.
*Verta a gelatina nas formas até meio e leve ao frio até solidificar.
*Entretanto prepare a mousse, para isso bata as natas bem frias com 1 colher e meia de sopa de açúcar, até ficarem firmes.
*Bata as claras até começarem a ficar espumosas , junte o restante açúcar e continue a bater até ficar em merengue firme.
*Misture as claras com as natas cuidadosamente.
*Ponha as folhas de gelatina de molho em água fria e depois dissolva-as numa colher de sopa de água bem quente, deixe arrefecer um pouco e misture a gelatina no preparado de natas e claras.
*Com a gelatina de groselhas já solidificada, verta a mousse por cima até ao topo das formas e leve novamente ao frio por algumas horas até ficar firme ao toque.
*Para desenformar os doces, basta mergulhar as formas em água quente, apenas por alguns segundos, para não amolecerem de novo.
*Decore com groselhas e hortelã e sirva bem fresco.