Salada de batatinhas novas, favas e chocos com molho verde

Depois da estadia no Sul, o retorno à rotina foi lento e aos poucos fui sentindo uma enorme vontade de voltar a ligar-me aos cheiros e sabores do Norte e foi por isso que no Sábado passado decidimos começar o dia com uma visita ao pequeno mercado da vila piscatória de S. Pedro da Afurada.
A Afurada fica muito perto da zona onde vivemos e lá encontra-se peixe fresquíssimo,  por vezes ainda o apanhámos a sair dos barcos acabados de chegar ao cais!
Nesta vila, o mercado de peixe fica dentro do mercado de frutas e vegetais, um mercado muito pequeno mas nem por isso menos pitoresco. Os contos e ditos que se vão ouvindo enquanto se espera ser atendido, são muito engraçados e não falta quem dê uma ou outra achega para animar a conversa!
E entretidos com as achegas e com a conversa, acabámos por trazer, linguados pequenos, sável e chocos.
À saída passámos pelas bancas de vegetais e comprámos as batatinhas novas, as cebolas novas e as favas que ali eram carnudas e brilhantes. Finalmente ía tirar a barriga de misérias, no que toca a favas é claro!
Já na cozinha, acabei por combinar os ingredientes que tinha comprado, numa salada primaveril com muita salsa à mistura, apanhada na hora, na horta cá de casa.
E assim se fez, quase sem contar, um almoço de Sábado cá em casa…

Receita da minha autoria

Ingredientes:
Batatinhas novas
Chocos grandes
Favas
1 molho grande de salsa ou de coentros – fica bom com uma ou com outra erva
1 cebola nova grande
2 dentes de alho
Azeite
Vinagre de vinho branco
Sal
Pimenta preta acabada de moer

Preparação:
*Cozem-se os chocos préviamente arranjados e lavados, em água e uma pitada de sal a gosto.
*Lavam-se as batatinhas muito bem, golpeiam-se com uma faca e cozem-se com a casca, juntamente com as favas descascadas, em água temperada com sal.
*As favas vão cozer mais rapidamente do que as batatas e como fiz esta receita a olho sem contar tempos de cozedura o que podem fazer é o seguinte.
*Como as favas flutuam na água enquanto cozem, vão vigiando e vendo se já estão tenras, espetando um palito, passados 10 minutos de as terem mergulhado na água fervente..
* Assim que estiverem tenras, tiram-nas da água com uma escumadeira e põem-nas numa taça com água fria para que parem de cozer e fiquem com uma cor bonita.
*Não cozam demasiado as favas, senão ficam castanhas e enrugadas.
*Assim que tudo estiver cozido, deixa-se arrefecer.
*Cortam-se os chocos em pedaços pequenos.
*Cortam-se as batatas ao meio, aproveitando o golpe que se deu.
*Numa taça juntam-se a salsa ou coentros picados, a cebola bem picada, os alhos ralados,  azeite, vinagre e um pouco de sal e pimenta a gosto, mistura-se tudo muito bem e envolve-se a salada neste molho.
*A quantidade de azeite e vinagre será de 1 colher de sopa de vinagre para cada 2 de azeite mas como cá em casa gostamos do molho bem avinagrado, no fim junto mais 1ou 2 colheres de sopa de vinagre.
*Come-se à temperatura ambiente.