Bolo de arroz e bananas caramelizadas

Dos sessenta e sete livros de cozinha que tenho…, sim já vai em 67!  Há dois que ocupam a minha mesinha de cabeceira com mais frequência. São os dois da Fran Warde, a chef por trás dos livros “The french kitchen” e “The french market” da escritora Joanne Harris e são deliciosos só de olhar!

“Eat drink live” e “Food for friends”, têm sido uma fonte inesgotável de objectos de contemplação.
As receitas de inspiração francesa, indiana, asiática e italiana, são um exemplo da cozinha que se faz na Austália e também no Reino Unido há já alguns anos. Uma cozinha mais saudável que mistura cores, sabores e texturas de vários climas e culturas, cujo maior embaixador tem sido sem dúvida Jamie Oliver, o mais conhecido e também o mais “seguido” dos chefs celebridade.
A Austrália foi o ponto de viragem para Fran. A cozinha australiana como não tem raízes, absorve influências de vários países e Fran adorou a forma como os ingredientes frescos e ervas aromáticas eram usados, criando “casamentos” de sabores inesperados mas que, como ela mesma chegou a dizer, não eram estúpidos.
Este bolo que no fundo é mais um pudim é melhor quando comido quente. O calor mantém a cremosidade do creme de arroz que com as bananas caramelizadas fica uma delícia!

Ingredientes:
3 bananas grandes cortadas em rodelas
75 gr. de açùcar amarelo
25 gr. de manteiga
175 gr. de arroz de preferência carolino, cozido com uma pitada de sal e escorrido
2 ovos grandes ou 3 pequenos
1/2 colher de chá de extracto de baunilha ou 2 gotas de essência, se não tiver o extracto
1/2 colher de chá de noz moscada
50 gr. de açúcar

100 gr. de farinha

Preparação:
*Pré-aquecer o forno a 180º, marca 4 do fogão a gás.
*Leve o açúcar amarelo e a manteiga a derreter até borbulhar.
*Forre uma forma rectangular  com este “caramelo”.
*As bananas depois de cortadas, oxidam e ficam escuras, pode por um lado corta-las e pô-las numa taça com água e sumo de limão ( não muito ), ou então corte as bananas só na altura de cobrir o fundo da forma.
*Depois do fundo da forma estar coberto por 2 ou 3 camadas de rodelas de banana, prepara-se o creme de arroz.
*Mistura-se o arroz cozido e já arrefecido, com os ovos batidos, a noz moscada e a baunilha e de seguida juntam-se o açúcar e a farinha, mexe-se bem e enche-se a forma com o creme.
*Vai ao forno 35 a 40 minutos ou até estar dourado e firme ao toque.
*Tire do forno, deixe arrefecer um pouco, passe uma faca pelas bordas da forma e desenforme para um prato.
*Este bolo que no fundo é mais um pudim, é melhor quando comido quente. O calor torna-o cremoso e com o caramelo ainda líquido e a banana quente, é uma delícia.