Profiteroles, um clássico!

Um prato cheio de profiteroles é sempre bonito de se ver e ainda mais bonito de comer.

Fiz estes, para o jantar de ontem, porque tínhamos amigos cá em casa e como sei que eles gostam destes bolinhos, a questão da sobremesa foi facilmente resolvida.
Esta receita dá para muitos profiteroles, o dobro ou mais do que o que se vê na foto, não os contei por isso não sei ao certo. Entre o café e a conversa, muitos foram desaparecendo, no fim do serão ainda embalei alguns para que os nossos amigos levassem para casa e ainda guardei estes para a sobremesa de hoje.
Muitas vezes quando não os quero usar todos, congelo-os para usar mais tarde e ficam óptimos. Desta vez não foi o caso. É como se costuma dizer; não chegaram para as encomendas!
Bom fim de semana para todos!

Ingredientes:
175 gr. de farinha
75 gr. de manteiga
2,5 dl. de água
4 ovos
1 casca de limão
Sal

Para o recheio:
200 ml. de natas frescas bem frias
2 colheres de sopa de açúcar

Para o molho de chocolate:
100 gr. de chocolate preto em barra
1 colher de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de natas
60 gr. de açúcar

Preparação:

Pré-aqueça o forno a 200º, marca 6 do fogão a gás.

Leve a água ao lume com a casca de limão, a manteiga e uma pitada de sal. Logo que a água levante fervura, retire o tacho do lume e junte a farinha peneirada, de uma só vez. Bata a massa energicamente. Leve novamente ao lume, mexendo sempre até a massa se desprender do fundo e paredes do tacho formando uma bola. Retire do lume, deixe arrefecer um pouco, ponha a massa numa taça e vá juntando um ovo após o outro batendo entre cada adição. O ovo tem que estar bem incorporado na massa, antes de juntar o próximo.

Forre um tabuleiro grande com papel vegetal e com a ajuda do saco de pasteleiro ou então de uma colher de sobremesa, vá pondo montinhos de massa no tabuleiro, deixando bastante espaço entre eles, pois crescem bastante.

Leve ao forno e coza por 15 minutos, reduza a temperatura para os 180º, marca 4 do fogão a gás e entreabra o forno, ponha um pedaço de cartão, para que a porta não feche totalmente e coza mais 15 minutos para que fiquem bem secos e não murchem.

Retire do forno e deixe arrefecer.

Bata as natas até ficarem fofas, junte o açúcar continue a bater até ficarem firmes. Corte os profiteroles de forma a poderem ser recheados e encha com as natas.

Para fazer o molho, ponha todos os ingredientes num tacho em banho maria, mexa até o chocolate e a manteiga derreterem e o açúcar dissolver.

Depois dos profiteroles estarem recheados, cubra-os com o molho de chocolate e está pronto a comer!.