Tarteletes de maracujá

Ao fim de semana, quando vou a casa da minha sogra, gosto de andar pelo meio do terreno e ver o que há para apanhar, seja fruta ou legumes .
No tempo das laranjas, lá mais para Janeiro, eu não passo sem lá ir e comer uma ou duas laranjas, ali mesmo debaixo das laranjeiras. Não há nada igual à satisfação de colher e comer fruta na hora.

No caso dos maracujás, isso já não dá muito jeito, então só me resta trazê-los para casa, que foi exactamente o que eu fiz no passado domingo, apanhei-os e apanhei também, limões, maças e marmelos.
A minha única reserva, no que diz respeito á apanha da fruta, é a possibilidade de ter um “encontro imediato”, com um louva a deus ou então um gafanhoto ” big size“, já que tenho pavor desses insectos. Quando isso acontece, acreditem que durante uns bons tempos, nem quero ouvir falar, em apanhar fruta!

Voltando aos maracujás, a ideia para estas tartelettes, surgiu de repente, assim tipo plimm!
 Eu ía postar a receita do curd de maracujá, que já andava para fazer há muito tempo – como tantas outras receitas! – e ía aproveitá-lo para rechear e cobrir um bolo ou uns queques mas quando o provei, achei-o tão bom por si só, que achei que devia ficar muito bom numas tartelettes, com uma base simples de massa areada, só para contrabalançar a acidez dos maracujás e realmente ficaram muito boas!
Este curd é macio e aveludado e o sabor é tão bom que dá vontade de o comer á colher, que aliás foi o que eu fiz a certa altura. É irresistível.


Ingredientes para o curd de maracujá:
11 maracujás
2 ovos grandes
2 gemas
150 gr. de açúcar
100 gr. de manteiga sem sal

Preparação:
Ponha a polpa e sementes de 10 maracujás num processador e processe só para soltar as sementes da polpa. Ponha a polpa dos frutos a escorrer, dentro de um coador grande com uma taça por baixo. Reserve o sumo.

Bata as gemas, os ovos inteiros e o açúcar juntos, até ficar em creme.

Derreta a manteiga em lume baixo e sem tirar o tacho do lume, junte-lhe a mistura de ovos e açúcar e o sumo dos maracujás, mexendo sempre. Cozinhe até engrossar, sem parar de mexer.

Tire o tacho do lume e junte a polpa com sementes e tudo, do maracujá que ficou de fora ( eu juntei também um pouco da polpa e sementes dos outros maracujás, porque gosto de sentir o crocante das sementes). Guarde no frigorífico até usar, também pode congelar.

Ingredientes para massa areada:

100 gr de manteiga sem sal, muito fria e cortada em cubos
200 gr. de farinha peneirada
1 colher de açúcar em pó, peneirada
1 ovo
1 colher de sopa de leite

Preparação:
Ponha a farinha o açúcar e a manteiga dentro de um processador e ligue-o, quando a mistura ficar tipo areia, junte-lhe o ovo e ligue de novo, pare e junte o leite, ligue só para juntar tudo e desligue logo.

Ponha a massa numa superfície enfarinhada e molde-a num disco, embrulhe em película e leve ao frigorífico por pelo menos 20 m.

Pré-aqueça o forno a 180º, marca 4 do fogão a gás.

Estenda a massa numa superfície enfarinhada e forre 6 formas de tartelette, aproximadamente, pique o fundo da massa com um garfo, para que ela não inche ao cozer e ponha um pedaço de papel de alumínio e um peso ( pode ser uma forma mais pequena tipo soufflé ) em cima. Leve ao forno e coza por + ou 30 m., quando estiverem douradas, estão prontas.

Deixe arrefecer, tire as tartelettes das formas e recheie com o curd, se gostar pode servir com natas batidas.

Pode ver aqui mais informação sobre a massa areada.