Frittata de courgette e mozarella

A frittata é um prato à base de ovos similar à omelete francesa e à tortilha espanhola, ao qual se juntam outros ingredientes que podem ser os mais variados. É uma óptima solução para aproveitar sobras e é boa quente ou à temperatura ambiente, mas não muito fria .
Eu gosto de fazer a frittata e depois cortá-la em cubos, que se comem como refeição principal com uma salada, ou então como snack  ou até num pequeno almoço reforçado de fim de semana. É também uma opção muito agradável para um piquenique. Ficam à vontade para escolher a opção que mais vos agradar.
Esta é uma frittata de courgette e mozzarella da qual todos nós cá em casa gostamos muito. Espero que gostem também.

Ingredientes:
350 gr. de courgettes
2 colheres de sopa de azeite
2 dentes de alho cortados em fatias fininhas
2 colheres de sopa de salsa picada
6 ovos
1 colher de sopa de oregãos secos ou frescos, picados
3 colheres de sopa de mozzarella ralado
1 colher de sopa de parmesão ralado
30 gr. de manteiga sem sal
Sal e pimenta a gosto

Preparação:
Lave muito bem as courgettes e limpe-as com papel de cozinha, corte-as em cubos pequenos. Ponha as courgettes dentro de uma taça, polvilhe com um pouco de sal grosso e deixe ficar assim por 30 minutos, para que as courgettes larguem alguma água.
Seque as courgettes com papel de cozinha.
Ponha o azeite a salsa e o alho numa sertã de 20 cm de diâmetro e leve ao lume, quando sentir o cheiro do alho, junte as courgettes e cozinhe mexendo de vez em quando até ganhar um pouco de côr.
Bata os ovos, tempere com sal e pimenta, junte os oregãos, a mozzarella e o parmesão, misture tudo, junte as courgettes ao preparado de ovos e mexa bem.
Limpe a sertã onde fritou as courgettes, com papel de cozinha.
Ponha a manteiga dentro da sertã e leve ao lume, quando a manteiga estiver quente, junte a mistura de ovos, mexa com um garfo só para que os ingredientes fiquem bem espalhados. Leve a lume brando ( muito brando ) e deixe cozinhar sem mexer por 15 minutos. Para virar a frittata, ponha um prato por cima da sertã e vire a sertã ao contrário, a frittata vai ficar no prato, agora é só deixá-la deslizar para dentro da sertã novamente e deixá-la cozer um pouco do outro lado, 5 minutos deve chegar.
Ponha a frittata num prato e sirva como mais gostar.